Jovem acha dente de tubarão extinto há 2 milhões de anos

20:11 Posted In

Em agosto de 2007, uma pedra de aparência estranha chamou a atenção de David Wentz, que mergulhava com máscara e snorkel preto na praia Marysville, no rio Saint Clair, no Estado do Michigan. "Eu não sabia o que pensar", disse o morador de Port Huron, 16 anos. Descobriu depois que a "pedra" era um dente de um tubarão extinto há cerca de 2 milhões de anos.

O pai do jovem, Craig Wentz, disse que soube logo o que era, graças às horas que passa assistindo ao Discovery Channel. "É um dente de tubarão", afirmou. "É petrificado. É uma pedra."
O paleontólogo da Universidade Estadual do Michigan, Michael Gottfried, contou ao jornal Times Herald of Port Huron que o dente de 7 cm de comprimento é proveniente de uma espécie extinta chamada Carcharodon megalodon, também conhecido como megalodonte, que significa "dente enorme".
O megalodonte, extinto há dois milhões de anos, era maior que qualquer prédio de Port Huron, podendo alcançar mais de 18 m de comprimento. Para comparação, o grande tubarão branco tem cerca de 6 m de comprimento.
O tubarão megalodonte comia até 680 kg de comida por dia, alimentando-se basicamente de baleias e outros grandes animais marinhos.
Gottfried não considera que o dente seja de um tubarão que pode ter habitado a região dos Grandes Lagos durante duas eras pré-históricas, datando de meio milhão a 300 ou 400 milhões de anos atrás quando a região era um ambiente marítimo raso repleto de tubarões, baleias e outros seres de vida aquática.
"Eu penso que provavelmente ele foi carregado e deixado cair por um humano morador da região" disse ele. "Eu só não sei dizer como isso ocorreu no Rio Saint Clair, mas asseguro que não há tubarões com dentes de 7 cm vivendo lá agora."

TORONES - Eles vão chegar lá um dia....