Pedaço de gelo de 410 km desmorona na Antártida

19:37 Posted In

Um pedaço de gelo com cerca de sete vezes o tamanho de Manhattan, em Nova York, desmoronou na Antártida, colocando em risco as demais regiões de uma geleira, informaram dia 25 de março, cientistas à agência AP.

Imagem tirada por um satélite mostrou o momento do desabamento de um pedaço com mais de 410 km de extensão da plataforma de gelo conhecida como Wilkins, na região oeste do continente. O desmoronamento teve início no dia 28 de fevereiro.
A Wilkins teria se formado no local há cerca de 1,5 mil anos e tinha, inicialmente, 14,5 mil km de extensão.
Segundo os cientistas, o acontecimento é resultado do derretimento polar provocado pelo aquecimento global. Para eles, um colapso como esse não é comum, embora tenha ocorrido com mais freqüência na última década.
O efeito é semelhante ao processo de um copo de vidro ser esmagado por um martelo. Quando o bloco de gelo entra em colapso, ele não vira um iceberg, mas se estilhaça em milhares de fragmentos.
Os pesquisadores temem que o restante da plataforma de gelo também desmorone, o que pode ocorrer nos próximos 15 anos. Este colapso é um sinal que os efeitos do aquecimento global ganharam maiores proporções.

TORONES - Eles vão chegar lá um dia....