Darwinismo

20:11 Posted In 0 Comments »
Charles Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809 na cidade rural de Shrewsbury, na Inglaterra.
O seu pai, Dr. Robert Darwin, foi um físico proeminente da época. A sua mãe, Susannah, morreu quando Charles Darwin tinha oito anos e, por uma razão ou por outra, ele nunca teve dela recordações muito vivas. De facto, ao longo de toda a sua vida, Darwin nunca foi um bom observador de pessoas, tenho sido, no entanto, um excelente observador de objectos e animais.
Darwin não foi um aluno brilhante, pois não se interessava pelas matérias que lhe ensinavam na escola. Estava destinado a viver da fortuna da família, mas o seu pai convenceu-o a optar por uma profissão. Em 1825, Charles Darwin foi estudar medicina, tendo desistido dois anos mais tarde, para ingressar no curso de direito na Universidade de Cambridge. Aí, um dos seus professores, Prof. Henslow, convenceu-o a levar mais a sério o seu interesse pelas Ciências. Em Janeiro de 1831, Darwin formou-se. O Prof. Henslow falou-lhe então de um navio, o H.M.S. Beagle, que iria partir para uma viagem à volta do mundo numa missão de investigação e, assim, em 27 de Dezembro de 1831, Darwin partiu numa expedição que iria durar cinco anos e que se iria tornar um marco da história da Ciência.
Darwin experimentou e aprendeu vários aspectos da biologia e da vida durante a sua permanência no navio, mas só quando chegou ao Arquipélago dos Galapagos, é que realmente se lhe "fez luz". Aí, descobriu que existiam inúmeras diferenças e semelhanças entre os animais das diversa ilhas e do continente. Recolheu exemplares e conduziu diversas experiências para análise e estudos futuros.Em 1836, Darwin regressou a Inglaterra, tendo casado com Emma Wedgwood em 1837. O casal instalou-se então na cidade de Downe. Aí, passou o resto da sua vida a escrever livros, a estudar, a conduzir experiências e a corresponder-se com outros cientistas. Morreu em 19 de Abril de 1882.
Teiria desenvolvidas por Darwin
As idéias de Darwin basearam-se num conjunto de dados recolhidos ao longo de mais de 20 anos, dos quais destacam-se os obtidos durante uma viagem à volta do mundo (HMS Beagle) relatada pelo próprio Charles Darwin na sua "Viagem de um Naturalista o redor do Mundo" (1836).
Fundamentos teóricos do Darwinismo:
1. Dados geológicos:Durante a viagem Darwin observou numerosos fósseis, descobrindo nos Andes, a milhares de metros de altitude, conchas de animais marinhos incluídas em rochas e presenciou no Chile a uma erupção de um vulcão submarino e a origem de uma nova ilha, próxima ao litoral de Valparaíso.Todos estes dados recolhidos converteram Darwin . Segundo Lyell, a Terra tem bilhões de anos e está em constantes e graduais modificações, ora de um modo semelhante, para Darwin, a vida sobre a Terra seguiria um mesmo percurso, experimentaria ao longo dos anos mudanças continuas e graduais. "Neste planeta o minuto seguinte nunca repete o minuto anterior" (Prof.Nero Passos). Um dado importante que foi introduzido por Lyell e que teve influências nas ideias de Darwin, foi o tempo.
2. Dados biogeográficos:A grande diversidade de seres vivos e o aspecto exótico que por vezes assumiam algumas espécies, e também que a fauna e a flora diferiam de continente para continente, constituindo elementos relevantes na formulação da teoria de Darwin. As espécies endêmicas, características de uma determinada região, reforçam o ponto de vista que meios diferentes selecionam indvíduos diferentes. As ilhas Galápagos, localizadas a 1000 km da América do Sul, no Oceano Pacífico, propriedade do Equador e Patrimônio da Humanidade, são percorridas por correntes caprichosas e apresentam uma fauna e flora peculiares. Darwin observou que haviam variedades dentro de cada espécie, distribuídas cada uma em sua ilha.
Depois de analisar todos os dados, Darwin concluiu que as ilhas foram povoadas a partir do continente americano e as características particulares de cada ilha condicionaram a evolução de cada espécie, daí a sua diferenciação. Darwin regressa à Inglaterra, publica tudo isto, e só vinte anos depois é que publica a sua teoria da evolução: "A origem das espécies por via de Seleção Natural"(1859).
3. Seleção artificial:Ao longo de gerações o Homem foi capaz de selecionar indivíduos com características desejáveis utilizando-os em cruzamentos planejados. Se se pode obter tanta diversidade por seleção artificial, de um modo análogo é possível que ocorra na Natureza um seleção consumada pelos fatores ambientais, designada por seleção natural.
4. Crescimento das populações :De acordo com Malthus a população humana tende a crescer para além das possibilidades do meio, cresce exponencialmente, geometricamente, enquanto que os recursos alimentares crescem em progressão aritmética. Darwin utilizou as ideias de Malthus e adaptou-as às populações animais. Embora as populações tendem a crescer em progressão geométrica devido ao seu potencial reprodutor, na verdade o número de indivíduos não aumente muito de geração em geração, sendo a curva de crescimento uma curva em S. Na enorme diversidade do mundo vivo, e devido à escassez de recursos, vai ocorrer uma luta pela sobrevivência e, como resultado dessa competição, a partir de certa altura a mortalidade compensa a natalidade e o crescimento da população estabiliza.
5. Variabilidade intra-específica:A grande diversidade de seres vivos, e sobretudo a enorme variabilidade existente entre os indivíduos da mesma espécie, constituiu um dado fundamental no estabelecimento do Darwinismo.
Teoria da seleção natural:
O conceito que verdadeiramente caracteriza a teoria da evolução de Darwin é o conceito da Seleção Natural. Este sugere que em cada geração uma parte dos indivíduos de uma população são eliminados porque estabelecem entre eles um "Luta pela sobrevivência" devido à competição pelo alimento, refúgio, espaço e fuga aos predadores. Deste modo sobrevivem os que melhor se adaptarem, isto é, os que possuírem as características que lhes conferem qualquer vantagem em relação aos restantes que ao longo do tempo serão eliminados progressivamente. Os indivíduos mais aptos transmitem essas características à descendência. A acumulação das pequenas variações determina a longo prazo a transformação e o aparecimento de novas espécies.
Resumindo o Darwinismo:
O Darwinismo apresentado por Charles Robert Darwin na sua obra “Origem das Espécies” propõe, baseado em Malthus, que as populações crescem mais rapidamente que as suas fontes de alimento, o que conduz a uma luta pela existência na qual cada indivíduo fará uso das diferenças individuais herdadas dos seus ancestrais; os mais aptos sobrevivem num processo de seleção natural e, como meios diferentes selecionarão indivíduos diferentes, isto originará novas espécies.

0 comentários:

TORONES - Eles vão chegar lá um dia....